A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Blast com foco no combate à pesca ilegal com uso de explosivos no município de Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano. A ação contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental da Polícia Militar da Bahia.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos a partir de investigação que apura a utilização ilícita de artefatos explosivos na pesca marítima na região. Segundo a Polícia Federal, os investigados estariam utilizando explosivos de forma criminosa para a captura de peixes.
De acordo com as autoridades, a prática provoca grave destruição do ecossistema aquático, causa danos a residências próximas à costa e representa risco à integridade de banhistas e mergulhadores. A investigação também aponta que a pesca predatória compromete diretamente a atividade pesqueira artesanal ao interromper o ciclo de vida da fauna marinha e reduzir a disponibilidade de peixes para trabalhadores que dependem da atividade de forma legal e sustentável.
Matéria desenvolvida pela VNT Notícias
Siga nosso Instagram: @vntnoticias