Ministro Lewandowski é cobrado por ausência da PF na operação no RJ

 O ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, foi formalmente solicitado para esclarecimentos pelo Câmara dos Deputados, em razão de declarações e da não inclusão da Polícia Federal na Operação Contenção, deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. 




Segundo o relato oficial, a PF foi comunicada sobre a operação, mas se negou a integrá-la por entender que não havia atribuição legal para tal atuação.  Lewandowski afirmou que não houve pedido formal de atuação federal via GLO (Garantia da Lei e da Ordem), colocando que a responsabilidade primária era estadual. 


Em paralelo, o ministro anunciou o envio de vinte peritos criminais da PF ao Rio de Janeiro para reforçar perícia e investigação de crimes graves, como balística, identificação de DNA e necrópsia, como resposta à crise no estado. 


A convocação busca esclarecimentos sobre o papel do governo federal na coordenação das forças de segurança estaduais durante operações que resultaram em dezenas de mortes, além de avaliar se houve falha na comunicação ou no planejamento intergovernamental. A expectativa é por audiência na Câmara para que Lewandowski explique os critérios usados e os próximos passos no enfrentamento do crime organizado no estado.

Vnt

Bem-vindo(a) à VNT Notícias! Aqui você encontra informação de qualidade e atualizada sobre os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais. Nosso compromisso é levar até você notícias relevantes com clareza, responsabilidade e agilidade, conectando você ao que realmente importa. Fique com a gente e esteja sempre bem informado(a)!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

ANUNCIO NA MATERIA