O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o grande tema do desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói no primeiro dia de apresentações do grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A Comissão de Frente apresentou momentos marcantes da trajetória política do petista, como a eleição à Presidência da República em 2002 e a passagem da faixa presidencial para Dilma Rousseff, em 2011, quando deixou o comando do Palácio do Planalto.
Durante a encenação, também foram retratados episódios polêmicos da política nacional. Um dos atos mostrou a representação do ex-presidente Michel Temer “roubando” a faixa presidencial de Dilma Rousseff, em referência ao processo de impeachment de 2016. Em seguida, a narrativa abordou o período em que Lula foi preso no contexto das investigações da Operação Lava Jato, conhecida como Petrolão.
Ainda na apresentação, Temer foi retratado passando a faixa presidencial ao personagem “Bozo”, figura popular dos anos 1980, referência frequentemente utilizada por apoiadores do PT para se referir ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O desfile gerou repercussão nas redes sociais e reforçou o caráter crítico e político que historicamente marca os enredos do carnaval carioca.
Siga nosso Instagram: @vntnoticias