A Havaianas virou alvo de críticas e pedidos de boicote nas redes sociais após lançar sua campanha de fim de ano estrelada pela atriz Fernanda Torres. O motivo da polêmica está em uma fala do vídeo publicitário que foi interpretada por parte do público como um aceno político.
Na campanha, Fernanda afirma que não deseja que as pessoas comecem o Ano-Novo “com o pé direito” e, em seguida, explica a mensagem central da ação: a ideia de iniciar o novo ano “com os dois pés”, simbolizando entrega, movimento e intensidade.
“O que eu desejo é que você comece o Ano-Novo com os dois pés. Os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma”, diz a atriz em trecho do vídeo.
A controvérsia surgiu porque a expressão “pé direito”, tradicionalmente associada à sorte, também foi interpretada por críticos como uma referência simbólica à direita política. Influenciadores e lideranças desse espectro alegaram que a campanha teria um viés ideológico.
Com isso, a Havaianas passou a ser acusada de “misturar produto com ideologia”, e postagens incentivando o boicote à marca ganharam força, sugerindo o consumo de concorrentes.
Até a publicação desta matéria, a Havaianas não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso nem informado se pretende alterar ou retirar a campanha do ar.