O Ministério dos Transportes informou que 16 estados brasileiros já estariam emitindo a Carteira Nacional de Habilitação seguindo as novas regras, que permitem, entre outros pontos, a realização do processo sem a obrigatoriedade de autoescola. A Bahia aparece na lista divulgada nesta quinta-feira (18), mas, na prática, o novo modelo ainda não está disponível para os condutores no estado.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, os sistemas internos seguem em fase de atualização para adequação às normas federais, o que impede o início imediato da emissão da CNH nos novos moldes. A situação tem gerado críticas de usuários, que apontam demora e impacto financeiro, especialmente em comparação com outros estados que já avançaram na implementação.
Na quarta-feira (17), o ministro dos Transportes, Renan Filho, divulgou um vídeo mostrando a primeira brasileira a obter a CNH sem autoescola, na Paraíba. Em apenas três dias, Andreza Lima dos Santos, de 27 anos, concluiu todas as etapas e recebeu a permissão para dirigir, reforçando o contraste com a realidade enfrentada atualmente pelos candidatos à habilitação na Bahia.
Matéria desenvolvida pela VNT Notícias
Siga nosso Instagram: @vntnoticias