O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, determinou nesta segunda-feira (3) a prisão de Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA). O depoente permaneceu em silêncio durante boa parte da sessão e, segundo o relator Alfredo Gaspar (União-AL), teria mentido e omitido informações à comissão.
Gaspar afirmou que Lincoln mentiu ao dizer que havia renunciado à direção da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), quando na verdade foi afastado por medida cautelar. Ele também negou conhecer Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, mas acabou admitindo o vínculo ao responder outras perguntas. Diante disso, o relator pediu a prisão em flagrante por falso testemunho, aceita pelo presidente da comissão.
Essa é a terceira prisão decretada pela CPMI, que já havia determinado a detenção do presidente da Conafer e de um ex-diretor de empresas ligadas ao “Careca do INSS”. O senador Carlos Viana afirmou que o objetivo é “resgatar a verdade em nome dos aposentados e pescadores prejudicados pelo esquema”.
Matéria desenvolvida pela VNT Notícias
Siga nosso Instagram: @vntnoticias