O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “matança” a megaoperação policial realizada na semana passada no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos entre suspeitos e policiais nos complexos do Alemão e da Penha. A declaração foi feita nesta terça-feira (4).
A ação das forças de segurança teve grande repercussão nacional, tanto pelo número de mortos quanto pelas críticas de especialistas em segurança pública e de entidades de direitos humanos.
Durante o programa WW, da CNN Brasil, o jornalista William Waack analisou a postura do presidente e afirmou que Lula “resolveu desafiar as convenções da política e ignorar sua baixa reputação em matéria de combate à corrupção e ao crime organizado”. Waack acrescentou que o presidente enfrenta “a percepção, confirmada por diversas pesquisas, de que é incapaz de melhorar a segurança pública no país”.
A fala de Lula reacendeu o debate sobre os limites das operações policiais em áreas dominadas pelo crime organizado e o papel do governo federal nas políticas de segurança pública.
Fonte: CNN Brasil
📲 Acompanhe mais notícias no Instagram @vntnoticias e no site www.vntnoticias.com.br para ficar por dentro dos principais acontecimentos do dia.