Ex-ministros Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira são presos

 Polícia Federal e o Exército prenderam nesta terça-feira (25) os generais da reserva e ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, e os encaminharam ao Comando Militar do Planalto, em Brasília. A ação ocorre logo após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar o trânsito em julgado no processo da chamada “trama golpista”, tornando definitivas as condenações. 





Heleno, que foi ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi condenado a 21 anos de prisão. Nogueira, ex-ministro da Defesa, receberá pena de 19 anos. Para o STF e as autoridades envolvidas, a condenação consolida a responsabilização de integrantes de alto escalão militar e política pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. 


A detenção e o início do cumprimento das penas representam um marco histórico, já que é a primeira vez que generais de quatro estrelas são presos e condenados no Brasil por crimes relacionados à tentativa de ruptura institucional. O caso se junta às prisões de outros envolvidos do “núcleo 1” da trama, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo pena de 27 anos e três meses também passou a ser executável.

Vnt

Bem-vindo(a) à VNT Notícias! Aqui você encontra informação de qualidade e atualizada sobre os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais. Nosso compromisso é levar até você notícias relevantes com clareza, responsabilidade e agilidade, conectando você ao que realmente importa. Fique com a gente e esteja sempre bem informado(a)!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

ANUNCIO NA MATERIA