O município de Cairu, localizado no baixo sul da Bahia, alcançou nesta quarta-feira (5) a marca de 200 dias sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídios dolosos, latrocínios, feminicídios e lesões corporais seguidas de morte.
Reconhecida por suas praias e patrimônio histórico, a cidade, formada por mais de 26 ilhas — entre elas Boipeba e Tinharé, onde fica o famoso Morro de São Paulo — vem apresentando estabilidade nos índices de segurança pública.
Segundo o delegado Thiago Campos, titular da Delegacia de Cairu, o resultado é reflexo da atuação integrada entre as forças de segurança. O trabalho conjunto entre Polícia Civil e Polícia Militar, sob comando do capitão Wagner e do tenente Marques, da 3ª Companhia do 33º Batalhão da PM, tem sido fundamental para o avanço. A operação conta ainda com o apoio da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Valença), liderada pelo delegado regional José Raimundo Neri.
“O resultado é um marco do trabalho integrado entre as Polícias Civil, Militar e Federal, além de forças de outros estados, com ações de inteligência voltadas ao combate de organizações criminosas”, destacou o delegado.
O marco de 200 dias sem crimes violentos é visto como um sinal positivo para a segurança e o turismo de Cairu, um dos principais destinos do litoral baiano.