A Bahia notificou nesta sexta-feira um caso suspeito de intoxicação por metanol em Salvador. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente precisou de internação hospitalar e está sob acompanhamento médico. Além desse caso, uma morte suspeita também está sendo investigada em Feira de Santana.
O caso ocorre em meio a um alerta nacional para possíveis envenenamentos causados por bebidas adulteradas. O Ministério da Saúde confirmou a criação de uma Sala de Situação para monitorar os casos em todo o país e reforçar as investigações sobre a origem das bebidas. Até o momento, foram registradas 43 notificações suspeitas no Brasil, com 11 casos confirmados, sendo a maioria em São Paulo.
Autoridades de saúde reforçam que o metanol é uma substância altamente tóxica e pode causar cegueira, falência de órgãos e até a morte. O produto, usado em combustíveis e solventes, não deve ser encontrado em bebidas de consumo humano. A orientação é procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas após ingestão de bebidas de origem duvidosa.
A Bahia, agora com dois casos em apuração — um internamento em Salvador e uma morte em Feira de Santana —, entra oficialmente no alerta nacional para intoxicações por metanol. As investigações continuam e o Ministério da Saúde acompanha de perto a situação.
