Arcebispo de Salvador está entre os nomes especulados para o conclave; ele é um dos sete cardeais brasileiros aptos a concorrer ao papado
Com a morte do Papa Francisco na manhã desta segunda-feira (21), a atenção da Igreja Católica se volta agora para o processo de sucessão papal — e entre os nomes especulados por jornais internacionais está o do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha.
Veículos italianos como o Blitz Quotidiano e o Il Tirreno mencionaram Dom Sérgio em listas de possíveis candidatos ao cargo de pontífice. Embora o arcebispo baiano seja apenas um entre cerca de 136 cardeais elegíveis, sua presença nas listagens chama atenção. O Il Tirreno, no entanto, pondera que as chances de outro latino-americano assumir o papado logo após Francisco são consideradas reduzidas.
Dom Sérgio foi feito cardeal em 2016 pelo próprio Papa Francisco, e integra o seleto grupo de sete brasileiros aptos a votar e serem votados no conclave que escolherá o novo líder da Igreja Católica.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de suceder Francisco, Dom Sérgio preferiu não alimentar expectativas, mas também não descartou a possibilidade.
“Nós vamos ter esse momento em que toda a Igreja será convidada a rezar pela eleição do futuro papa. Quanto às especulações [sobre a viabilidade de ser o novo papa], elas sempre existem, mas nós sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja. Nos últimos conclaves, tivemos surpresas”, afirmou.
A data do conclave ainda não foi definida, mas deve ser anunciada nos próximos dias pelo Vaticano.
Continue acompanhando o VNT Notícias para atualizações sobre o futuro da Igreja Católica.
