A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro prepara um novo pedido para que ele cumpra pena em regime de prisão domiciliar, segundo anunciou, nesta terça-feira (10), o ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC). A informação foi divulgada por ele nas redes sociais, onde afirmou que a solicitação tem "caráter humanitário" e está respaldada por argumentos jurídicos e médicos.
De acordo com Carlos Bolsonaro, laudos médicos — incluindo um parecer da Polícia Federal e outro do médico assistente do ex-presidente — apontam a existência de quase dez comorbidades e indicam "alto risco à saúde" de Bolsonaro. Esses documentos serão utilizados para embasar o pedido junto à Justiça.
Atualmente, Jair Bolsonaro está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, desde 15 de janeiro. No final de janeiro, peritos da Polícia Federal realizaram um exame clínico e concluíram que, embora o ex-presidente necessite de acompanhamento contínuo, seu estado de saúde não inviabiliza a permanência no local.
O caso segue sob análise judicial, sem data prevista para decisão sobre a possível conversão da pena para o regime domiciliar.