A Instituto Butantan obteve nesta semana a aprovação da Butantan-DV, a primeira vacina do mundo contra a Dengue que exige apenas uma dose.
Testes clínicos de fase 3 com mais de 16 mil voluntários demonstraram eficácia de cerca de 74,7% contra a dengue e mais de 90% de proteção contra formas graves e hospitalizações. A vacina incorpora os quatro sorotipos do vírus e se mostrou segura tanto em pessoas que já haviam sido infectadas quanto naquelas sem histórico de dengue.
O Butantan já produziu mais de 1 milhão de doses prontas para envio ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), com previsão de entrega de cerca de 30 milhões de doses até o segundo semestre de 2026 — graças a uma parceria internacional para ampliar a produção.
O Governo Federal anunciou que a vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue será parte central da estratégia de saúde pública do país, com oferta crescente a partir de 2026.
Com a aprovação da Butantan-DV, o Brasil dá um passo decisivo no combate à dengue, oferecendo uma opção mais simples, eficaz e acessível para prevenir a doença nas próximas temporadas.