A Bahia aparece em 19º lugar no Índice de Progresso Social (IPS) e está entre os dez estados com pior desempenho do país, segundo levantamento elaborado pela ferramenta de Harvard. O estudo revela um quadro de estagnação, com resultados preocupantes em educação, segurança e direitos individuais.
Os números mais críticos mostram apenas 33,99 no acesso à educação superior, 35,67 em direitos individuais e 42,2 em segurança pessoal, em uma escala de 0 a 100. O desempenho fica muito abaixo da média nacional de 61,83, evidenciando a ineficiência das políticas públicas e o colapso de serviços essenciais.
Na segurança, a Bahia apresenta o pior índice do Brasil, com altos índices de mortes de jovens, assassinatos de mulheres e homicídios, tornando a sensação de bem-estar quase inexistente, segundo o professor Horacio Nelson, da UFBA. Na educação, apenas 13,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados no ensino superior, um desempenho abaixo do esperado considerando a renda do estado, conforme alerta do coordenador do IPS.